Home / Cultura / Multidão segue trio elétrico de Carlinhos Brown na Lavagem de Madeleine, em Paris

Multidão segue trio elétrico de Carlinhos Brown na Lavagem de Madeleine, em Paris

Neste domingo, 15, Carlinhos Brown esteve à frente do cortejo da Lavagem da Madeleine, a maior e mais importante tradição afro-brasileira na Europa, levando a cultura brasileira às ruas de Paris, na França. Cerca de 100 mil franceses, brasileiras e brasileiros, pessoas de diferentes nacionalidades, misturaram-se nas ruas da capital francesa ao ritmo dos atabaques, em uma imersão nas culturas do Brasil, por meio da música, dança e espiritualidade. O ponto alto do evento aconteceu na Place de La République, no centro da cidade. 

“São 23 anos da Lavagem de Madeleine. É uma festa brasileira respeitadíssima, a maior e mais importante tradição afro-brasileira na Europa, que reúne milhares de pessoas em Paris em uma mesma sintonia. Estou desde o início e já participei inúmeras vezes; este ano, em especial, compus em francês, com ajuda de Roberto, em homenagem às três Madalenas: a Santa Madalena, a minha filha Mada e a minha mãe Madalena. Um encontro lindo, que,tal como outras Lavagens, acontece por motivo de agradecimento espiritual. Me sinto honrado por ser convidado por Roberto Chaves, e poder desfilar com meu trio mais uma vez”, ressaltou Carlinhos Brown. 

Diversas alas acompanharam o trio elétrico: Batucada Batala, com Maestro Giba Gonçalves; Maracatu Nação Oju Oba, sob a liderança do mestre Leto Nascimento; Cabaret Gandaia; Batucada Brasis; Batucada Badau; Coletivo Famme de Lá Resistente; Capoeira Sete Quedas; Alas das Baianas com Pai Pote; Drums & Batucada Teacher; e Mada Dançe embalaram a festa. 

Para o idealizador do evento, Roberto Chaves (Robertinho), que há mais de duas décadas encanta Paris com sua arte, a Lavagem é muito mais do que uma festa, é uma resistência e uma mensagem de luta:  “A Lavagem é um evento que retrata um Brasil afrodescendente, um Brasil que está além do samba; traz o maracatu, a capoeira e diversas expressões culturais brasileiras. É um movimento de resistência, que reivindica a paz e a  liberdade, contra a intolerância religiosa, o racismo e o preconceito. A Lavagem é uma afirmação: uma amostra do Brasil plural e de diversas facetas manifestando de forma pulsante e vibrante na capital francesa”, destacou.

Neste ano, a programação incluiu um pocket show com Karla de Souza e um workshop de dança, que apresentou atividades de dança afro-brasileira e Zumba-Axé, conduzido pelos professores Dimi Ferreira e Siddy Fit.

Além das festividades nas ruas, foi exibido o novo filme da cineasta Liliane Mutti, “Madeleine à Paris”, que retrata o cortejo afro-brasileiro a partir de um olhar que entrelaça a festa e Robertinho, seu criador. Há 6 anos Liliane Mutti, cineasta baiana radicada em Paris, acompanha os bastidores da Lavagem, registrando a história do evento e a biografia de Robertinho em suas diversas nuances. 

A celebração ganhou a atenção dos parisienses, a exemplo do ator Vincent Cassel, que fez uma participação especial na edição deste ano. A Feijoada da Coisa Nossa, acompanhada por uma roda de samba organizada pelo Samba da Quebrada de Juliann Tavares, com o grupo Atividade na Laje, além da participação dos DJs David Costa, Brasileira e Çaravá, marcou o encerramento do evento.

Sobre a Lavagem de Madeleine

A Lavagem de Madeleine é um cortejo que reúne brasileiros e franceses, saindo da Praça da República e seguindo até a Igreja de Madeleine, onde são lavadas as escadarias da igreja. Inspirada na Lavagem do Bonfim de Salvador, a festa foi idealizada pelo multiartista Roberto Chaves, o Robertinho, e atrai artistas brasileiros e internacionais, entre os que já estiveram no evento: Caetano Veloso, Margareth Menezes e Daniela Mercury. O evento integra a programação oficial da Prefeitura de Paris e a Rota dos Escravizados da Unesco – um roteiro cultural em todo o mundo onde a história da escravidão teve um impacto, destacando e preservando a memória relacionada a esse período. 

O Festival de Cultura Brasileira – Lavagem de Madeleine conta com financiamento do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), além de empresas privadas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *