Ocupação Ailton Krenak, do Itaú Cultural, homenageia indígenas pela primeira vez. Foto: Letycia Bond/Agência Brasil.
Exposição inédita traz mais de 90 obras de Ailton Krenak
O Itaú Cultural inaugurou na quarta-feira, 2 de outubro, a “Ocupação Ailton Krenak”, primeira exposição do projeto (iniciado em 2009) dedicada a um representante dos povos originários. A mostra reúne mais de 90 itens do líder indígena, ambientalista e escritor, incluindo fotografias, vídeos, documentos pessoais e obras visuais. A exposição documenta trajetórias significativas da vida de Krenak, como seu emblemático protesto durante a Assembleia Constituinte de 1987, quando pintou o rosto com jenipapo em defesa dos direitos indígenas. Também estão expostos registros de seu intercâmbio com comunidades yanomami em Roraima e momentos familiares, como fotografias com sua companheira Ní Krenak e suas filhas Maíra Pappiani Lacerda e Inimá Pappiani Lacerda.
Entre o acervo disponível para visitação estão cadernos de anotações, desenhos – alguns transformados em animações que acompanham a narração do próprio Krenak – e pinturas que ilustraram publicações como “Vozes da Floresta”, sobre Chico Mendes. Os visitantes podem consultar livros de sua autoria, incluindo obras infantis como “Kuján e os meninos sabidos”.
A curadoria foi desenvolvida por uma equipe formada por Moara Tupinambá, Ingrid Tupinambá, Angela Pappiani e Rita Carelli. No material de divulgação, Lidiane Damaceno Krenak descreve o homenageado como “guerreiro” que “transformou vivências em forma de luta” por seu povo e outros grupos indígenas.
A “Ocupação Ailton Krenak” permanece em cartaz até 23 de novembro, com entrada gratuita, no Itaú Cultural, em São Paulo.
Endereço da mostra:
Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP