Brasil vai a Londres e participa de um dos mais influentes eventos de viagens e turismo do mundo
Observação de aves, experiências amazônicas, gastronomia pantaneira e 50 coexpositores representando destinos dos seis diferentes biomas do país que tem a maior biodiversidade do mundo. Tudo isso está presente no estande do Brasil organizado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, na World Travel Market (WTM) Londres, que começou nesta terça-feira (5) e segue até amanhã (7), na Inglaterra. Uma das mais importantes feiras de turismo internacional, o evento é mais uma oportunidade para fomentar novos negócios e atrair turistas estrangeiros para o Brasil.
A estratégia da Embratur e do Sebrae é levar destinos que estão em evidência, como o Cerrado – eleito como um dos melhores destinos de 2025 pela National Geographic –, os Lençóis Maranhenses – mais novo Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO –, além de Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), que concorrem ao prêmio de destinos turísticos mais desejados do mundo pela revista britânica Wanderlust. Entre os destinos brasileiros na WTM Londres, estão também os estados de Amazonas, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, e cidades como Manaus (AM), Foz do Iguaçu (PR), Pantanal-Bonito (MS), São Paulo (SP) e São Sebastião (SP).
A feira reúne, todo ano, mais de 30 mil participantes interessados em fazer negócios, contatos e expandir o relacionamento com operadores de turismo, expositores, imprensa e formadores de opinião. A Embratur e o Sebrae prepararam um estande de 414 m², com uma programação com degustação de caipirinha, cookings shows comandados por chefs brasileiros renomados, atrações culturais e experiências imersivas em que visitantes poderão conhecer mais sobre os destinos brasileiros.
Mais conexão com a Europa
De janeiro a setembro de 2024, mais de 741 mil turistas de países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha visitaram o Brasil. Esse número é 20% maior do que o registrado no mesmo período de 2023, o que mostra o potencial do país para o mercado europeu. O aumento da conectividade entre Brasil e Europa também é uma das estratégias prioritárias para ampliar novos negócios e aumentar o fluxo de turistas internacionais no Brasil.
Além das rotas consolidadas de voos diretos entre São Paulo e Rio de Janeiro e as principais capitais da Europa, como Londres, Paris, Lisboa, Roma e Madrid, novas rotas ampliaram as possibilidades de chegada dos visitantes internacionais. Entre os novos trajetos, em outubro, a Embratur celebrou a primeira chegada de um voo da rota que liga Paris, na França, a Salvador (BA). Outras rotas diretas, como a de Lisboa para Belém (PA), também são portas de entrada para experiências culturais e contato com a natureza, em uma imersão na Amazônia brasileira.
Mercadão
Um dos representantes da capital paulista, o Mercado Municipal Paulistano, o conhecido Mercadão, está presente na feira. A equipe de Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão por um período de 25 anos, aproveita o evento para conhecer o icônico Borough Market, mercado de alimentos por atacado e varejo no bairro de Southwark e um dos chamados “Sete Magníficos”. Ele é um dos mais antigos mercados de alimentos de Londres. Sua existência foi mencionada pela primeira vez em 1276, embora o próprio mercado declare que exista desde 1014.
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.