Centro Cultural BB inicia ano com mostra mundial de cinema infantil
O Centro Cultural Banco do Brasil traz neste começo de ano a segunda edição da mostra Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil. O evento gratuito acontece entre os dias 6 e 28 de janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, de 4 de janeiro a 4 de fevereiro em Belo Horizonte, e, em São Paulo, de 13 de janeiro a 4 de fevereiro. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou no site do CCBB. O evento já passou pelo CCBB de Brasília em outubro, celebrando o mês da criança. A ideia é que toda a família, mas principalmente as crianças, conheçam a filmografia de 8 países incluindo Brasil. A programação é variada, com a exibição de mais de 50 filmes, além de atividades criativas e culturais, como oficinas, espetáculos e atrações voltadas para a sustentabilidade, e com entrada gratuita. A mostra propõe conectar pessoas por meio da narrativa do cinema e estimular a experiência audiovisual desde a infância, com a exibição de filmes de países como Suíça, Espanha, França, Alemanha, Austrália, Itália, Argentina e Brasil. Quando se trata de filme brasileiro, o objetivo é expandir os horizontes, sair do eixo Rio-São Paulo e mostrar a riqueza cinematográfica de diversos estados do país, destacando as animações. Os filmes internacionais, em sua maioria, são exibidos sem diálogos ou dublados em português.
Carina Bini, realizadora e curadora da mostra, conta que o projeto transita em várias linguagens, como ficção, animação, curta-metragem, série de tv, documentários, entre outros. “A ideia é trazer filmes fora do blockbuster ou cinema comercial americano, trazendo um novo olhar sobre o cinema mundial para as crianças, já que muitos destes filmes não chegam ao Brasil. São filmes que a elas não teriam acesso no cotidiano e que fogem da linguagem padronizada a que tanto estamos acostumados, mas apresentam produções fantásticas e enredos maravilhosos. A proposta da curadoria é ampliar o olhar das crianças para o audiovisual como um todo”.
O tema escolhido para esta edição foi “tolerância” e está presente nas histórias exibidas na tela do cinema durante toda a mostra e nas atividades paralelas. “A temática escolhida é uma oportunidade para as crianças explorarem temas como diversidade, inclusão, respeito ao outro e ao meio ambiente, buscando inspirar crianças e jovens espectadores a valorizar a aceitação e a compreensão mútua, independente das diferenças culturais, sociais ou individuais”, acrescenta Bini.
As atividades paralelas, também gratuitas, serão experiências culturais únicas para toda a família. Oficina de brincadeiras africanas, contação de histórias, prática lúdica de yoga, oficina dançante e ainda um bate papo completam a programação de Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil.
A programação da mostra, com data e horário para cada estado, está disponível no site do CCBB.