
Crédito da foto: Vika Glitter/Pexels.
As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promovem neste mês o Festival de Funk Online, uma competição que convida jovens a compor letras de funk com mensagens de conscientização sobre os impactos dos jogos de aposta na vida da juventude. Com o lema “Tigrinho vicia, funk conscientiza – não perca seu futuro!”, a ação propõe o uso da música como ferramenta de reflexão e transformação social. A autora ou autor da melhor composição terá a música produzida em estúdio profissional de uma das Fábricas e também a produção de clipe, que depois será publicado nos canais das Fábricas que organizam o concurso – as Fábricas da zona Leste de São Paulo, Santos e São Bernardo do Campo, gerenciadas pela Organização Social Catavento.
A ideia do concurso surgiu após divulgação de uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), que constatou que 34% dos jovens brasileiros entre 18 e 35 anos adiaram seus planos de iniciar uma graduação em 2025 por gastarem grande parte de seu dinheiro com bets. A pesquisa pode ser vista neste link: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/5147/gastos-com-bets-atrasam-o-ingresso-dos-brasileiros-na-graduacao
Como participar- As inscrições estão abertas a qualquer interessado que siga o perfil das Fábricas de Cultura 4.0 no Instagram – @fabricasdecultura – e vão até 10 de agosto. Para concorrer, o autor deve enviar um vídeo autoral com até um minuto e 30 segundos de duração, em formato de documento pelo WhatsApp das Fábricas de Cultura – número +55 11 99304-7420, informando nome completo, nome artístico e @ do Instagram.
Até 30 melhores vídeos serão selecionados e publicados no Instagram das Fábricas de Cultura. O vencedor será aquele que receber mais curtidas e será anunciado dia 12 de agosto. Até dia 15 de setembro serão feitas e, e, seguida, postadas as produções dos ganhadores
Além da produção da música e do clipe, o segundo lugar receberá um troféu e uma medalha, e o terceiro lugar será premiado com uma medalha.