Festa Literária Internacional de Paraty começa amanhã com grandes nomes da literatura
Começa amanhã a 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Com curadoria de Ana Lima Cecilio e tendo João do Rio como autor homenageado, importante escritor brasileiro do início do século 20, estarão presentes o senegalês Mohamed Mbougar Sarr, autor de “A Mais Recôndita Memória dos Homens”, que se junta a Jefferson Tenório, dono de “O Avesso da Pele”. O francês Édouard Louis, autor de “Monique se liberta” e “Quem matou meu pai” também se destaca. Outros nomes que atrairão grande público são Felipe Neto, que apresenta seu recém-lançado “Como enfrentar o ódio” e Carla Madeira, autora de “Tudo é rio”, “A Natureza da mordida” e “Véspera”.
Abrigada na cidade histórica que sedia e dá nome à Flip desde a sua criação em 2003, neste ano, a diversidade, a ancestralidade e as narrativas de resistência marcam as escolhas da programação do Educativo Flip, que aproxima alunos, educadores e moradores da produção literária, sobretudo voltada para as infâncias. Otávio Júnior, vencedor do Prêmio Jabuti em 2020 com “Da minha janela” é um dos autores dos selos infantis da Companhia das Letras que está na programação oficial deste ano,
Para os apaixonados por literatura que passarão pela famoso evento, os atrativos vão muito além da programação oficial. Dos dias 9 a 13 de outubro, será possível descobrir lançamentos literários de autores nacionais para se encantar com e conhecer novos nomes do mercado livreiro.
A editora Tinta-da-China Brasil, por exemplo, prepara dois encontros durante a festa. Um deles é o lançamento da nova edição de O Turista Aprendiz, clássico diário de viagem de Mário de Andrade, que será tema de um bate-papo com Flora Thomson-DeVeaux, tradutora do livro para o inglês e responsável pelo texto de apresentação da reedição da obra, e o jornalista Fernando Luna. Os convidados discutem a importância do livro, que retrata a viagem do autor pela Amazônia, à luz do século 21. O evento acontece na quinta-feira (10/10), às 11h, na Livraria das Marés. O segundo é ABC, 123, de autoria de Sérgio Rodrigues, autor de ABC, 123, um livro infantil que ensina as letras às crianças. O bate-papo será com Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e autor de “Histórias da Matemática”. Com mediação da repórter Paola Rosa, da Folha de S. Paulo, o encontro será seguido de uma sessão de autógrafos na sexta-feira (11/10), às 10h, na Casa Folha, localizada na Rua do Comércio, 8, centro histórico de Paraty.
Participação inédita
Com o objetivo de estimular a produção de conhecimento e dar mais visibilidade ao vasto acervo da instituição, a Fundação Casa de Rui Barbosa inicia uma participação inédita durante a 22ª edição da Festa. Do dia 9 até o dia 12, exposições e debates com presenças especiais acontecerão na Casa da Favela e na Casa da Cultura, integrando a programação. O centenário de Hélio Pellegrino, a relação entre fé e política no Brasil e a vida e obra de Thomas Mann são temas centrais das ações.
A seguir, a programação da Flip 2024.
Quarta-feira, 9 de outubro
- 19h30 – Mesa 1: As ruas têm alma: João do Rio, o convidado do sereno
Luiz Antonio Simas
Quinta-feira, 10 de outubro
- 10h00 – Mesa 2: A cidade contra nós
Bruna Mitrano
José Falero - 12h00 – Mesa 3: Da poeira que viemos
Léonora Miano
Eliana Alves Cruz - 15h00 – Mesa 4: A vida secreta das emoções
Ilaria Gaspari
Marcela Dantés - 17h00 – Mesa 5: Inventar na América Latina
Joca Reiners Terron
Juan Cárdenas - 19h00 – Mesa 6: Dormindo com o inimigo
Mark Coeckelbergh
Danny Caine - 21h00 – Mesa 7: Profecias do passado
Robert Jones, Jr.
Evandro Cruz Silva
Sexta-feira, 11 de outubro
- 10h00 – Mesa 8: A paz e o gesto
Lisa Ginzburg
Ana Margarida de Carvalho - 12h00 – Mesa 9: Como enfrentar o ódio
Patrícia Campos Mello
Felipe Neto - 15h00 – Mesa 10: Saber o passado, mirar o futuro
Cacique Raoni
Txai Suruí - 17h00 – Mesa 11: Descobrimento ao contrário
Micheliny Verunschk
Odorico Leal - 19h00 – Mesa 12: Não existe mais lá
Atef Abu Saif
Julia Dantas - 21h00 – Mesa 13: Rádio Novelo Apresenta: mesa Zé Kleber
Flora Thomson-DeVeaux
Vitor Hugo Brandalise
Évelin Argenta
Natália Silva
Paula Scarpin
Stela Nesrine
Sábado, 12 de outubro
- 10h00 – Mesa 14: O amor político
Brigitte Vasallo
Geni Núñez - 12h00 – Mesa 15: A eterna guerra dos sexos
Jazmina Barrera
Ligia Gonçalves Diniz - 15h00 – Mesa 16: Sagradas e profanas
Gabriela Cabezón Cámara
Arelis Uribe - 17h00 – Mesa 17: A memória dos homens
Mohamed Mbougar Sarr
Jeferson Tenório - 19h00 – Mesa 18: Anatomia do futuro
Édouard Louis
Domingo, 13 de outubro
- 10h00 – Mesa 19: Invenção e linguagem: o romance segue
Carla Madeira
Silvana Tavano
Mariana Salomão Carrara