Pesquisa revela: mulheres são as que mais consomem livro, mas brasileiro compra muito pouco

Foto Crédito: Gift Habeshaw/Unsplash
Em sua primeira edição, a Pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, encomendada pela Câmara Brasileira do Livro, revela que 16% dos brasileiros acima de 18 anos (cerca de 25 milhões de pessoas) compraram pelo menos um livro ao longo de um ano. Os outros 84% da população nessa faixa etária (cerca de 131,25 milhões de pessoas) alegaram não ter comprado nenhum livro. Embora 60% delas considerem o hábito de ler uma atividade importante, o preço do exemplar, a ausência de lojas físicas e a falta de tempo fazem como deixem de efetuar a compra. O levantamento, realizado entre 23 e 31 de outubro de 2023, consultou 16 mil pessoas com 18 ou mais anos de idade por meio de questionário enviado via aplicativo de celular. O nível de confiança é de 95%. Esse resultado coloca o livro como a segunda categoria de cultura mais consumida no país, atrás do cinema. Dentre os que leram, a maioria adquiriu entre três e cinco livros em 12 meses.
O perfil do comprador está mais concentrado em mulheres das classes C e B predominantemente no Sudeste e Nordeste. Nove entre dez consumidores possuem nível educacional acima do Ensino Médio. Além da leitura, o uso de redes sociais e acesso a streamings são suas formas de lazer preferidas. As razões mais citadas para a compra de um livro foram ‘crescimento pessoal’ e ‘lazer’, nessa ordem.
A maior parte dos consumidores de livro (55%) compra on-line, atraídos pelas ofertas e pela comodidade.. Por outro lado, os que preferem comprar em loja física (40%) ressaltam a importância de ter o livro em mãos antes da compra. Esses compradores destacam a importância da capa do livro e as recomendações dos vendedores para suas escolhas do que ler. Entre as datas especiais, Black Friday e Semana do Consumidor são as mais citadas.
Com relação aos formatos, 54% alegaram ter comprado apenas livros físicos e 15% apenas digitais. Aqueles que compram o livro digital preferem em sua maioria (81%) o e-book e a leitura desses livros digitais é feita essencialmente pelo celular (50%). O consumidor de e-book e audiolivros está acostumado a comprar com desconto, 63% deles disseram ter adquirido um livro digital em promoção.
De acordo com o levantamento, menos de 3% da população se inscreveu em um clube de assinaturas de livro. Destes, cerca de 51% também compraram livros impressos ou digitais avulsos. Clubes de livros impressos são os favoritos e cerca de 35% dos assinantes optaram por aqueles com foco no público infantil.
O estudo mostra que a percepção de que livros são caros não depende da classe social. As regiões Norte e Nordeste concentram o percentual mais alto de pessoas que citaram falta de livrarias como um impedimento para compra de livros.