SMS completa 30 anos e há quem ache que ele vai acabar com as ligações telefônicas no futuro
Há 30 anos, era enviado o primeiro SMS no mundo, forma de comunicação que revolucionou a comunicação global. Para celebrar a data, a Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel na nuvem, fez uma pesquisa para entender melhor como os brasileiros usam o SMS e outras mensagens de texto em seu dia a dia. De acordo com os dados da pesquisa, 41,7% dos brasileiros entrevistados preferem se comunicar via SMS do que por ligação telefônica. Quando o assunto é velocidade para abrir um SMS recebido, 47,6% dos entrevistados afirmaram que levam de 1 a 5 minutos para abrirem uma mensagem de texto recebida em seus celulares, enquanto 33,3% afirmaram que imediatamente abrem uma mensagem de texto ao recebê-la.
Quando perguntados sobre o motivo pelo qual mais enviam mensagens SMS, mais de 42,1% afirmaram já terem enviado SMS recomendando e/ou indicando algo para alguém, 44% afirmaram já terem enviado mensagens SMS focadas em pedir ajuda em situações de emergências pessoais e mais de 57% dos entrevistados afirmaram já terem enviado SMS sobre outros assuntos, inclusive, terminando relacionamentos com companheiros (as).
Ao serem perguntados sobre o futuro do SMS, outro dado interessante revelado pela pesquisa da Infobip foi o de que 26,2% das pessoas acreditam que os SMS conseguirão eliminar futuramente a necessidade de ligações telefônicas.
Ivan Ostojic, Chief Business Officer da Infobip, explica que, esses dados são relevantes principalmente para empresas que querem entender o que o público prefere ao se comunicar, em busca de construir experiências significativas e conectadas em todas as etapas da jornada do cliente. “A Infobip sabe que a comunicação está cada vez mais na palma da mão do consumidor e que as mensagens SMS têm grande importância nesse processo. Na Infobip, oferecemos a solução de SMS para empresas de diversos setores de negócios que buscam se comunicar de maneira rápida e eficiente com seus clientes, contribuindo diariamente para que a experiência deles seja a melhor possível, em toda a sua jornada. Celebrar 30 anos da data em que o primeiro SMS foi enviado é motivo de alegria e orgulho para nós”, afirma Ivan.
Mensagens de texto são as queridinhas dos brasileiros
Mensagens de texto e SMS são parte essencial e indispensável no cotidiano brasileiro: 90% das pessoas pesquisadas revelaram que mandam e recebem mensagens de texto diversas vezes ao dia, mas o que realmente chama atenção é o número de mensagens trocadas: 46,4% recebem entre 25 e 100 mensagens de texto por dia, e 40% afirmam enviar esse mesmo número de mensagens diariamente.
Outro dado curioso revelado pela pesquisa é referente à velocidade de resposta, que varia conforme quem vai receber a mensagem. A maioria das pessoas, 38,9%, preferem responder às mensagens de texto dos amigos imediatamente, e 32,5% afirmaram que responderiam imediatamente uma mensagem de texto para seus pais. Já por último na lista de prioridades dos entrevistados estão interesses amorosos (17,5%) – os famosos crushes, e colegas de trabalho (11,1%).
Áudios e emojis: sucesso entre brasileiros
Sobre os hábitos específicos dos brasileiros, a pesquisa da Infobip também revelou que somos bastante amigáveis em mensagens de textos: além de falar mais com (e responder mais rápido) amigos, 54,8% dos respondentes preferem usar emojis em suas mensagens SMS e mais de 40% dizem que não poderiam viver sem a opção de mensagens de voz/áudio dentro das mensagens de texto.
O que a pesquisa revela, comenta Ivan Ostojic, é que com o crescimento constante do envio das mensagens de textos, é cada vez mais importante a elaboração e o desenvolvimento dos processos da comunicação integrada. “A digitalização e o crescimento do uso das mensagens de texto vão continuar acontecendo e, por isso, procuramos atender ao que o cliente quer para oferecermos a melhor experiência possível a ele”, finaliza o Chief Business Officer da Infobip.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pela Infobip com 250 brasileiros para investigar suas preferências quanto ao uso do celular para se comunicar, principalmente no que diz respeito a SMS’s, aplicativos de mensagens de texto e chamadas de voz. A pesquisa foi realizada por meio de um painel online em novembro de 2022.