21 de novembro de 2024

SMS completa 30 anos e há quem ache que ele vai acabar com as ligações telefônicas no futuro

0

Há 30 anos, primeiro SMS revolucionou maneira de mandar mensagens/Pixabay

Há 30 anos, era enviado o primeiro SMS no mundo, forma de comunicação que revolucionou a comunicação global. Para celebrar a data, a Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel na nuvem, fez uma pesquisa para entender melhor como os brasileiros usam o SMS e outras mensagens de texto em seu dia a dia.  De acordo com os dados da pesquisa, 41,7% dos brasileiros entrevistados preferem se comunicar via SMS do que por ligação telefônica. Quando o assunto é velocidade para abrir um SMS recebido, 47,6% dos entrevistados afirmaram que levam de 1 a 5 minutos para abrirem uma mensagem de texto recebida em seus celulares, enquanto 33,3% afirmaram que imediatamente abrem uma mensagem de texto ao recebê-la. 

Quando perguntados sobre o motivo pelo qual mais enviam mensagens SMS, mais de 42,1% afirmaram já terem enviado SMS recomendando e/ou indicando algo para alguém, 44% afirmaram já terem enviado mensagens SMS focadas em pedir ajuda em situações de emergências pessoais e mais de 57% dos entrevistados afirmaram já terem enviado SMS sobre outros assuntos, inclusive, terminando relacionamentos com companheiros (as). 

Ao serem perguntados sobre o futuro do SMS, outro dado interessante revelado pela pesquisa da Infobip foi o de que 26,2% das pessoas acreditam que os SMS conseguirão eliminar futuramente a necessidade de ligações telefônicas.

Ivan Ostojic, Chief Business Officer da Infobip, explica que, esses dados são relevantes principalmente para empresas que querem entender o que o público prefere ao se comunicar, em busca de construir experiências significativas e conectadas em todas as etapas da jornada do cliente. “A Infobip sabe que a comunicação está cada vez mais na palma da mão do consumidor e que as mensagens SMS têm grande importância nesse processo. Na Infobip, oferecemos a solução de SMS para empresas de diversos setores de negócios que buscam se comunicar de maneira rápida e eficiente com seus clientes, contribuindo diariamente para que a experiência deles seja a melhor possível, em toda a sua jornada. Celebrar 30 anos da data em que o primeiro SMS foi enviado é motivo de alegria e orgulho para nós”, afirma Ivan. 

Mensagens de texto são as queridinhas dos brasileiros

Mensagens de texto e SMS são parte essencial e indispensável no cotidiano brasileiro: 90% das pessoas pesquisadas revelaram que mandam e recebem mensagens de texto diversas vezes ao dia, mas o que realmente chama atenção é o número de mensagens trocadas: 46,4% recebem entre 25 e 100 mensagens de texto por dia, e 40% afirmam enviar esse mesmo número de mensagens diariamente. 

Outro dado curioso revelado pela pesquisa é referente à velocidade de resposta, que varia conforme quem vai receber a mensagem. A maioria das pessoas, 38,9%, preferem responder às mensagens de texto dos amigos imediatamente, e 32,5% afirmaram que responderiam imediatamente uma mensagem de texto para seus pais. Já por último na lista de prioridades dos entrevistados estão interesses amorosos (17,5%) – os famosos crushes, e colegas de trabalho (11,1%).

Áudios e emojis: sucesso entre brasileiros

Sobre os hábitos específicos dos brasileiros, a pesquisa da Infobip também revelou que somos bastante amigáveis em mensagens de textos: além de falar mais com (e responder mais rápido) amigos, 54,8% dos respondentes preferem usar emojis em suas mensagens SMS e mais de 40% dizem que não poderiam viver sem a opção de mensagens de voz/áudio dentro das mensagens de texto.

O que a pesquisa revela, comenta Ivan Ostojic, é que com o crescimento constante do envio das mensagens de textos, é cada vez mais importante a elaboração e o desenvolvimento dos processos da comunicação integrada. “A digitalização e o crescimento do uso das mensagens de texto vão continuar acontecendo e, por isso, procuramos atender ao que o cliente quer para oferecermos a melhor experiência possível a ele”, finaliza o Chief Business Officer da Infobip.

Metodologia 

A pesquisa foi realizada pela Infobip com 250 brasileiros para investigar suas preferências quanto ao uso do celular para se comunicar, principalmente no que diz respeito a SMS’s, aplicativos de mensagens de texto e chamadas de voz. A pesquisa foi realizada por meio de um painel online em novembro de 2022.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quem escreveu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo&Cultura utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a nossa Política de Privacidade. View more
Cookies settings
Accept
Nossa Política de Privacidade
Privacy & Cookies policy
Cookie name Active

Quem somos

O endereço do nosso site é: http://turismoecultura.com.br.

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam. Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano. Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador. Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar "Lembrar-me", seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos. Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site. Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Com quem compartilhamos seus dados

Se você solicitar uma redefinição de senha, seu endereço de IP será incluído no e-mail de redefinição de senha.

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação. Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde enviamos seus dados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.
Save settings
Cookies settings