
Exposição temporária "Fala Falar Falares". Foto Crédito: Wellington Almeida/Divulgação.
A partir de 28 de março, o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz (SP), apresenta a exposição “Fala Falar Falares”, uma imersão sensorial e interativa sobre o poder da fala e a diversidade do português brasileiro. Com curadoria da cineasta Daniela Thomas e do linguista Caetano W. Galindo, a mostra revela como o corpo humano transforma ar em linguagem e celebra os sotaques, expressões e histórias que compõem o idioma no Brasil.
A exposição começa com uma jornada anatômica, mostrando como pulmões, cordas vocais e boca se articulam para produzir sons. Em uma das instalações, os visitantes usam um microfone que capta apenas a respiração, transformando-a em luz pulsante. Em outra, imagens de ressonância magnética – gravadas na Alemanha com um engenheiro brasileiro cantando – revelam o movimento interno do corpo ao falar.
Um quiz interativo desafia o público a identificar origens de sotaques brasileiros em vídeos com dezenas de depoentes, enquanto um mapa-múndi centralizado no Brasil rastreia a viagem histórica de palavras do português. Em uma instalação circular, 12 pessoas de diferentes regiões conversam sobre identidade, preconceito linguístico e afetos ligados à fala – a edição cria a ilusão de um diálogo simultâneo.
Os 5.571 nomes de cidades brasileiras ganham vida em um poema sonoro nos elevadores do museu, com cerca de 500 selecionados por Galindo. No sábado (29/03), o curador lança o livro “Na Ponta da Língua” (Companhia das Letras), uma viagem etimológica pelo corpo humano, com direito a bate-papo e visita gratuita ao museu no dia.
A mostra é uma celebração da língua como arte viva, combinando ciência, tecnologia e cultura popular em experiências que vão do lúdico ao reflexivo – perfeita para quem se encanta pela diversidade brasileira e pelos mistérios da comunicação humana.
Serviço
Exposição temporária Fala Falar Falares
De 28 de março a setembro
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Patrocínio: Lei Rouanet
Realização: Ministério da Cultura e Governo de SP