Vistas da exposição A nova complexidade do mundo, de Thomas Schönauer. Crédito: João Cazza.
O artista alemão Thomas Schönauer inaugura sua primeira exposição individual no Brasil amanhça, dia 27 de setembro, na DAN Galeria, em São Paulo. A mostra “A Nova Complexidade do Mundo” reúne 15 obras entre esculturas em aço inoxidável e vidro, além de pinturas de grande formato, com curadoria de Fábio Magalhães. Schönauer, que mantém relações com o Brasil desde 1978, quando estabeleceu um ateliê em Minas Gerais, apresenta trabalhos que exploram a relação entre luz, materialidade e espaço. A peça-título é uma escultura vertical de dois metros em aço inoxidável que reflete sua pesquisa sobre tensões formais e percepção visual.
O artista, radicado entre Alemanha, Arábia Saudita e Brasil, desenvolve uma produção que dialoga com arquitetura e tecnologia. Suas esculturas utilizam metais industriais como aço polido e corten, enquanto suas pinturas são realizadas sobre discos metálicos em rotação com tintas industriais.
A exposição permanece em cartaz até 19 de dezembro, com entrada gratuita. Schönauer é um dos artistas representados pela DAN Contemporânea desde 2018 e possui obras em coleções como Mercedes-Benz, Deutsche Bahn e Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Serviço
Thomas Schönauer – A Nova Complexidade do Mundo
Curadoria: Fabio Magalhães
Endereço: DAN Galeria – Rua Amauri, 73 – São Paulo
Abertura: 27 de setembro, das 11h às 16h
Período expositivo: de 27 de setembro a 19 de dezembro de 2025
Horário: das 10h às 19h, de segunda a sexta; das 10h às 13h, aos sábados.
Entrada gratuita
Classificação: livre