Festa do Livro da UFMG aproxima público leitor de obras publicadas por editoras independentes
A Festa do Livro de Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será realizada de 27 a 30 de março, das 9h às 21h, na Praça de Serviços (Av. Presidente Antônio Carlos 6.627, Pampulha, Belo Horizonte). Para quem não fez a lista de compras, ainda é tempo. Estão confirmadas 44 editoras nacionais, que oferecerão descontos a partir de 40%, e uma exposição de nove editoras independentes.
“Abrir espaço para as editoras independentes estarem conosco no evento é fortalecer o diálogo delas com a Universidade e mostrar que este é um espaço de todos”, explica Flavio Carsalade, diretor da Editora UFMG. As editoras independentes não praticarão o desconto-padrão da Festa do Livro, considerando seu menor porte, característico dessas editoras, informa Carsalade.
No dia 29 de março, às 19h, haverá também a aula inaugural do curso de Edição da Faculdade de Letras da UFMG com o tema A edição universitária no Brasil. A aula será ministrada pela diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), no Auditório Graciela Ravetti (Sala 1007), da Faculdade de Letras.
Editoras participantes da Festa do Livro UFMG
ABEU, Aletria, Autêntica, Bazar do Tempo, Boitempo, Companhia das Letras, Cora Editora, DarkSide, Editora 34, Editus, EdUFSCar, Edusp, Elefante, Exitus, Expressão Popular, Fino Traço, Fiocruz, Fósforo, Global, Olhares, HarperCollins Brasil, L&PM, Lote 42, Malê, Martin Claret, Mazza, Mulheres em Letras, Oficina de Textos, Páginas Editora, PUC Minas, Quixote, Record, Relicário, Senac, Sesc, Todavia, Ubu, UEFS, UFABC, Editora UFMG, UFPR, Unesp, Unicamp e Vozes.
Editoras independentes: Catapoesia Editora Cartonera, Chão da Feira, Editora Venas Abiertas, Entretantas Edições, Editora Javali, Impressões de Minas, MRN Editora, Quintal Edições, SQN Biblioteca.
Espetáculos gratuitos na Festa do Livro UFMG
O Ars Nova – Coral da UFMG apresenta o concerto Canto Literário, no dia 28 de março, às 17h30, no Auditório da Reitoria da UFMG. Sob a regência do maestro Lincoln Andrade, o coral apresenta várias canções de Milton Nascimento.
Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias é o novo espetáculo do Grupo Sarandeiros, dirigido por Gustavo Côrtes. A apresentação inclui 18 coreografias que fazem referência aos últimos 25 anos de história do grupo, traduzidos em seis espetáculos: Aquarela Brasileira (1997), O Profano e o Sagrado (1998), Memórias de Meio Milênio (2001), Dança, Brasil! (2003), Gerais de Minas (2005) e Quebranto (2008). O grupo se apresenta no dia 29 de março, às 12h30, no Auditório da Reitoria.
No show A Casa de Bambu, o Grupo Bambulha apresenta um repertório autoral, e também músicas da cultura popular brasileira e estrangeira. Por meio das canções e narrativas, com a utilização de objetos sonoros e cênicos, como lenços e fantoches, o espetáculo conta a história de um menino que mora em uma casa de bambu. As músicas incluem temas como pássaros, animais da floresta que gostam de cantar e improvisar, formigas, peixes, bichos-preguiça, além de um boneco que mora em um baú e uma cozinha onde tudo pode se transformar em música. A apresentação será no dia 30 de março, às 12h30, no Auditório da Reitoria.