27 de abril de 2024

Sociedade Brasileira de Autores Teatrais lança ciclo de peças em formato de audioteatro

0
people standing on stage with lights turned on during nighttime

Foto Crédito: Erik Mclean/Unsplash

A Sociedade Brasileira de Autores Teatrais em parceria com o Laboratório de Estética e Política (Lep), do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena (PPGAC/UFRJ) da UFRJ, lança a série de podcasts “Contém-peças: um ciclo de peças em formato de audioteatro”.  Com obras inéditas das autoras Julia Spadaccini e Daniela Pereira de Carvalho, e um raro texto do dramaturgo Augusto Boal, o projeto apresenta peças em formato de audioteatro, no qual as vozes se tornam protagonistas. 

“São textos escritos para o teatro, em que a visualidade seria fundamental, porém encenadas em formato sonoro, que não prevê nenhuma imagem: o formato de podcast. É outra linguagem, mas com código já frequentado pela dramaturgia brasileira, que teve uma riquíssima produção em formato de rádio-teatro nas décadas de 40 e 50. O espectador é convidado à experiência de ouvinte”, explica Alessandra Vannucci, pesquisadora do Lep, idealizadora e coordenadora do projeto. 

A partir de uma convocação nacional, foram selecionados textos de autores associados à Sbat. Em seguida, as obras foram adaptadas para o formato de audioteatro pelo dramaturgo e pesquisador Tatá Oliveira, e dirigidas pelo ator, diretor e pesquisador Bruce Gomlevsky. 

Artistas consagrados, Tatá e Bruce participam das peças também como atores, ao lado de um elenco de artistas iniciantes e amadores, alguns sem nenhum contato prévio com o teatro. “É uma nova geração que faz arte com outro olhar, inclusive sobre as questões de gênero”, conta Julia Spadaccini, autora de “Doce Oceano”, uma das obras inéditas do projeto. 

Todas as funções criativas (produção, interpretação, criação gráfica, edição) foram realizadas pela equipe de estudantes bolsistas do Lep, selecionados entre alunos cotistas. 

“Estamos revitalizando a Sbat. Um projeto como esse, que reúne diferentes gerações de autores, com novas linguagens, está em plena sintonia com os objetivos atuais do Sbat em Cena”, diz Gillray Coutinho, um dos integrantes da coordenação provisória da Sociedade.

“Mesmo aqui, no Rio – essa capital tão idealizada no imaginário brasileiro – nós, que fazemos teatro, vivemos uma situação extremamente precária. Há todo um movimento importantíssimo de diversidade e descentralização dos fomentos, buscando pulverizar, em alguma medida, os privilégios econômicos cristalizados por séculos. É uma luta in progress, mas que, pelo menos, já recomeçou”, diz Daniela Pereira de Carvalho, autora de “Comportamento”, outra obra inédita que faz parte do projeto.

 Diversidade e dramaturgia feminina em cena

Mesmo escritas em diferentes momentos, as três peças debatem temas atuais envolvendo transfobia, pedofilia e relações familiares promíscuas, muitas vezes camufladas e tratadas como tabus. 

Na visão de Julia Spadaccini, a dramaturgia feminina tem ressurgido com enorme potência nos últimos anos, a partir de figuras como Carla Faour, Renata Mizrahi, Daniela Pereira de Carvalho, Grace Passô e Luh Maza. 

“Não há quase nenhum apoio voltado para a escrita feminina. Continuamos porque temos que falar e essa voz jamais será calada”, diz Julia, que tem se destacado como autora e roteirista de obras para o cinema, como “Chacrinha, o Velho Guerreiro e “Loucas Pra Casar”; televisão, como “Segunda Chamada” e “Amorteamo”, da TV Globo, e teatro, sendo vencedora do prêmio Shell em 2013 com a peça “A Porta da Frente”.

Novo formato, novas experiências

É a primeira vez que Julia e Daniela têm textos montados em podcast, formato que traz novos desafios de se fazer teatro em meio a tantas transformações tecnológicas, políticas e sociais.  

“É uma possibilidade interessante ter uma peça transposta para outro plano que não o da cena de teatro, do palco, propriamente. Neste caso, para uma dimensão absolutamente sonora”, conta Daniela.

“Ver e ouvir trazem vivências opostas. Quando eu ouço um audiobook, por exemplo, ainda que o recurso seja apenas o texto, é diferente de ler. Assim como ouvir uma 

história encenada é bem diferente de ver. A minha atenção é direcionada pro lugar que aquela expressão me leva. A voz e a respiração, de um lado, o corpo e o espaço, do outro. Ouvir, de uma certa maneira, é mais intimista”, observa Spadaccini. 

“Um detalhe é que sou surda profunda, mas meus aparelhos de audição tem um sistema de captação por bluetooth que me possibilita ouvir. Infelizmente a cultura do podcast deixou a maior parte dos surdos de fora. Também uma boa reflexão a fazer: como incluir pessoas com deficiência auditiva nessa história?”, questiona a autora.

Ouça aqui

Lançamento dividido em cinco semanas

“Doce Oceano”primeira peça do “Contém-peças”, entrou na plataforma Spotify no dia 4 de abril, durante o Ecomeço, atividade de recepção de calouros da Escola de Comunicação da UFRJ. Nos dias 11, 18 e 25, sempre às terças-feiras, cada capítulo da obra “Comportamento será divulgado. E, no dia 2 de maio, a obra “Laio se matou”, de Augusto Boal, entra no streaming, fechando o ciclo.

Sinopses

Doce oceano, de Julia Spadaccini

Três irmãos precisam tomar uma decisão importante sobre a vida do pai, mas acontecimentos inesperados trazem à tona a relação conturbada entre eles. 

Comportamento, de Daniela Pereira de Carvalho

Depois de anos, Gustavo encontra seu pai, Otávio, mas desse encontro surgem questões morais que o fazem questionar a vontade de manter a figura paterna na sua vida. Essa obra será apresentada em três capítulos, em formato de série. Capítulo 1: Você gosta do Nicolas Cage? Capítulo 2: Nosso sonho não vai terminar. Capítulo 3: The Kid is not my Son.

Laio se matou, de Augusto Boal

Nesta peça escrita para o Teatro Experimental do Negro, Augusto Boal transpõe a história grega do Édipo, de Sófocles, a um terreiro de Candomblé, no Rio de Janeiro dos anos 1950. 

Confira a ficha técnica de cada obra

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quem escreveu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo&Cultura utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a nossa Política de Privacidade. View more
Cookies settings
Accept
Nossa Política de Privacidade
Privacy & Cookies policy
Cookie name Active

Quem somos

O endereço do nosso site é: http://turismoecultura.com.br.

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam. Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano. Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador. Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar "Lembrar-me", seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos. Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site. Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Com quem compartilhamos seus dados

Se você solicitar uma redefinição de senha, seu endereço de IP será incluído no e-mail de redefinição de senha.

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação. Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde enviamos seus dados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.
Save settings
Cookies settings