Inspirado no romance homônimo de Anne Carson, o espetáculo “Autobiografia do Vermelho” estreou em fevereiro no Sesc Avenida Paulista e agora ganha uma nova temporada, de 14 de agosto a 27 de setembro, com sessões às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h. A peça é estrelada por Bianca Comparato e dirigida por Daniela Thomas. A obra é, ao mesmo tempo, um romance e um poema – uma recriação não convencional de um mito grego antigo, ambientada no presente, no midwest americano. A dramaturgia é assinada por Gabi Costa, Daniela Thomas e Bianca Comparato. A direção de movimento é da coreógrafa Malu Avelar, e o cenário também é de Daniela Thomas. A direção musical e a trilha sonora original, executadas ao vivo, são de Lello Bezerra.
Sobre a obra
A peça se baseia na Gerioneida, poema lírico narrativo escrito por volta de 650 a.C. pelo poeta grego Estesícoro, cujos fragmentos foram encontrados apenas em 1967, no Egito. A montagem mescla trechos da obra grega original com a versão de Anne Carson e intervenções de Bianca Comparato e Daniela Thomas.
A história acompanha Gerião, um menino que também é um monstro vermelho alado, que começa a escrever sua autobiografia aos cinco anos de idade. Ao crescer, ele foge de um irmão abusivo e de uma mãe afetuosa, porém ausente, e encontra consolo na escrita e no relacionamento com Hércules – um jovem andarilho que o abandona no auge da relação. Anos depois, Hércules reaparece, e Gerião enfrenta novamente a dor do desejo, numa jornada por terrenos vulcânicos que o leva ao seu destino.
A obra de Anne Carson foi indicada como “livro notável do ano” pelo New York Times e finalista do National Book Critics Circle Award; a autora também foi a primeira mulher a vencer o T.S. Eliot Prize.
Bastidores
Segundo Bianca Comparato, o processo de criação da peça envolveu um mergulho sem medo de errar nos sete personagens da montagem, inspirado numa frase atribuída ao escritor Charles Bukowski sobre se entregar ao que se ama. Já Daniela Thomas relata que a primeira leitura da obra, durante a preparação para dirigir Comparato no audiolivro, a remeteu ao teatro experimental novaiorquino do fim dos anos 1970 e início dos 1980 – período em que ela iniciou sua trajetória profissional em Nova York, convivendo com grupos como Mabou Mines, Wooster Group e Living Theatre, e com artistas como Sam Shepard e Laurie Anderson. De acordo com a diretora, essa referência a motivou a transformar o livro em um espetáculo tributário dessa tradição.
A produção descreve a equipe do espetáculo como formada majoritariamente por mulheres, com protagonismo de mulheres, pessoas não brancas e integrantes da comunidade LGBTQI+ nas funções centrais do projeto.
Ficha técnica
- Direção: Daniela Thomas
- Elenco: Bianca Comparato
- Direção de produção: Fabiana Comparato
- Dramaturgia: Gabi Costa, Bianca Comparato e Daniela Thomas
SERVIÇO
Autobiografia do Vermelho Com Bianca Comparato. Direção de Daniela Thomas. Baseado no romance em verso de Anne Carson.
Temporada: 14 de agosto a 27 de setembro de 2026 Sessões: sextas e sábados, às 20h; domingos, às 18h Local: Teatro YouTube (Galeria Magalu, Conjunto Nacional) — Av. Paulista, 2073, 3º andar, Bela Vista, São Paulo (SP) Ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada), à venda em eventim.com.br Acessibilidade: teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida Duração: 90 minutos Classificação indicativa: 16 anos Capacidade: 160 lugares
Legenda da imagem – Cena de “Autobiografia do Vermelho”. Foto Crédito: Matheus José Maria (99)












