15 de maio de 2024

OSESP traz marco inicial do Modernismo e concerto de Brahms com Andreas Haefliger

0

São Paulo 29.08.2022 Osesp Teatro B32 A Osesp se apresenta no Teatro B32 com a regente Marin Alsop e José Staneck,Harmônica Heitor VILLA-LOBOS Bachianas Brasileiras nº 4: Prelúdio (Introdução) Concerto Para Harmônica Nikolai RIMSKY-KORSAKOV Sheherazade, Op. 35 Foto Reinaldo Canato / Osesp

Nos concertos da Osesp na Sala São Paulo nesta semana, entre 01 e 03/dez, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo estará sob a batuta do maestro norte-americano radicado no Brasil Ira Levin, e receberá também o talentoso pianista suíço Andreas Haefliger. O repertório traz obras de três grandes autores, começando com aquele que é considerado o marco inicial do Modernismo: o Prélude à l’Après-midi d’un Faune (Prelúdio à Sesta de um Fauno), do francês Claude Debussy, escrito em 1894. Logo em seguida, a Osesp interpreta a Bachianas Brasileiras nº 2, de autoria do nosso grande compositor modernista, Heitor Villa-Lobos. E, para completar, teremos o belíssimo Concerto nº 1 para Piano, do alemão Johannes Brahms, com Haefliger como solista. A performance de sexta-feira (02/dez), às 20h30, contará com transmissão ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube.

Já na segunda-feira (05/dez), às 19h30, nossa Orquestra apresenta um concerto com repertório semelhante, mas ligeiramente reduzido, no Teatro B32, na Av. Faria Lima, dentro da série de apresentações da Osesp nesse novo espaço da cidade (programa completo e serviço abaixo).

No ano em que a Osesp dedica sua Temporada ao Modernismo, o programa desta semana começa com a peça que é considerada o marco inicial desse período: o Prelúdio à Sesta de um Fauno, escrito por Claude Debussy em 1894. No ensaio A Revolução Suave de Claude Debussy, Paulo da Costa e Silva explica como o Prelúdio inaugura uma “nova maneira de pensar o tempo musical”. Nesse novo período inaugurado por Debussy, temas melódicos — como o enigmático solo de flauta do início da peça — “não precisam mais ser desenvolvidos”, pois “podem ser repetidos circularmente em ambientes harmônicos e orquestrais que se modificam a cada giro”.

No campo da música, os processos de colonização, imigração e miscigenação característicos de cada nação contemporânea resultaram na criação de obras de artes permeadas por alguma das múltiplas acepções da palavra criollo. O conjunto das Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos, é um claro exemplo, pois ao mesmo tempo que rende homenagem a um dos grandes expoentes da cultura musical germânica, propõe retratar um Brasil amplo e heterogêneo. Inspiradas no legado de Bach, as Bachianas nº 2 utilizam uma orquestra bem mais complexa que aquela conhecida no período Barroco. Em um processo similar ao das sociedades ao longo da história, a maquinaria musical da orquestra somou vozes para construir sua identidade e potencializar sua força expressiva. Escrita em quatro movimentos, a peça propõe um crescendo instrumental e dramático no qual diferentes instrumentos encarnam os vários fios da trama.

Já o Concerto nº 1 para Piano, de Brahms, possui uma história peculiar: ele foi concebido originalmente como uma sonata para dois pianos. Uma das primeiras menções a essa versão preliminar da obra data de 24 de maio de 1854, quando Clara Schumann registra em seu diário: “Ensaiei com Brahms três movimentos de uma sonata que ele escreveu para dois pianos”. Alguns dias mais tarde, ela volta a executar essa sonata e anota: “Voltei a tocá-la com maior interesse e alegria. É uma obra excelente!”. Pouco se sabe a respeito dessa peça, cujo manuscrito está desaparecido. No entanto, pelo exame da correspondência de Brahms, pode-se depreender que o compositor não estava plenamente satisfeito com ela no início. O Concerto teve boa recepção por ocasião de sua estreia na cidade de Hanover, em 22 de janeiro de 1859, com o próprio compositor ao piano, sob regência de Joseph Joachim. No entanto, cinco dias mais tarde, uma apresentação da obra na Gewandhaus de Leipzig foi um fracasso completo. Talvez isso se deva ao fato de se tratar de uma obra de proporções monumentais para a época, com tratamento motívico requintado e orquestração densa. Ao mesmo tempo, a concepção sinfônica da peça pode ter sido um dos fatores que também contribuíram para a recepção fria da plateia e dos críticos de Leipzig.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Criada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina; desde 1999, tem a Sala São Paulo como sede. O suíço Thierry Fischer é seu Diretor Musical e Regente Titular desde 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Prêmio da Música Brasileira. Em 2022, realizou quatro concertos nos Estados Unidos, sendo os dois últimos no lendário Carnegie Hall, em Nova York.

Ira Levin
Maestro norte-americano radicado no Brasil, Levin foi Diretor Artístico e Musical dos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo e do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, além de Regente Convidado Principal do Teatro Colón, em Buenos Aires. Já esteve no pódio de orquestras como a Gewandhaus de Leipzig e a Staatskapelle de Dresden e gravou com a Sinfônica de Londres e com a Orquestra Nacional da Escócia. Foi Maestro Titular da Ópera de Bremen e da Deutsche Oper am Rhein (Düsseldorf-Duisburg), além de Maestro Convidado Principal da Kassel Opera, também na Alemanha.

Andreas Haefliger
Aclamado por sua sensibilidade e pianismo transcendental, Haefliger cresceu rodeado por música vocal, o que fez com que adquirisse um lirismo genuíno em sua forma de abordar o piano. Apresentou-se com algumas das maiores orquestras do mundo, como as Filarmônicas de Nova York e de Munique, as Sinfônicas de Chicago, de Londres e da BBC, a Orquestra de Cleveland, a Concertgebouworkest de Amsterdam e as Orquestras das Rádios Bávara e de Viena, além de percorrer os grandes festivais, como o de Lucerna, o de Edinburgh e o BBC Proms. Atualmente é artista exclusivo da gravadora BIS, pela qual lançou, em 2019, um disco registrando a estreia mundial da Gran Toccata de Dieter Ammann junto aos Concertos de Bartók e Ravel — acompanhado pela Filarmônica de Helsinque, sob regência de Susanna Malkki. Antes de se juntar à BIS, gravou diversos álbuns de música de câmara pelos selos Decca, Avie, Sony Classical.

Os concertos sinfônicos da Temporada Osesp 2022 na Sala São Paulo têm o patrocínio da Meta, do Itaú, da Klabin, da igc, da Usiminas, da Almaviva, da Deloitte, da Crown Embalagens, da Kapitalo, do Mattos Filho, da Salesforce, do Credit Suisse, da NTT Data e do UBS Investment Bank por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


PROGRAMAS

TEMPORADA OSESP: IRA LEVIN E ANDREAS HAEFLIGER

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
IRA LEVIN 
regente
ANDREAS HAEFLIGER 
piano
Claude DEBUSSY | Prélude à l’Après-midi d’un Faune (Prelúdio à Sesta de um Fauno)
Heitor VILLA-LOBOS | Bachianas Brasileiras nº 2
Johannes BRAHMS | Concerto nº 1 para Piano em Ré Menor, Op. 15

TEMPORADA OSESP NO TEATRO B32

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
IRA LEVIN
 regente e piano
Claude DEBUSSY | Prélude à l’Après-midi d’un Faune (Prelúdio à Sesta de um Fauno)
Heitor VILLA-LOBOS | Bachianas Brasileiras nº 2

Estes programas mudaram. Thierry Fischer, Diretor Musical da Osesp, não poderá vir ao Brasil reger os concertos de dezembro. Assim, Ira Levin assume o pódio.


SERVIÇO

[Temporada Osesp: Ira Levin e Andreas Haefliger]
01 de dezembro, quinta, às 20h30
02 de dezembro, sexta, às 20h30 – Concerto Digital
03 de dezembro, sábado, às 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: Entre R$ 50,00 e R$ 230,00 – preços inteiros
Bilheteria (INTI): Neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.

[Temporada Osesp no Teatro B32]
05 de dezembro, segunda, às 19h30
Endereço: Teatro B32 | Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.732, Itaim Bibi
Taxa de ocupação limite: 478 lugares
Classificação: Livre
Ingressos: Entre R$ 80,00 e R$ 150,00, na bilheteria e nos sites do teatro e da Osesp.
Estacionamento:
– Vallet: Acesso pela R. Lício Nogueira, 90 – Itaim Bibi. Preço: R$ 40,00
– Self Park: Acesso pela R. Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 1051 – Itaim Bibi. Preço: R$ 30,00 pelas 3 primeiras horas e R$ 10,00 pelas demais.

Imagem em destaque: Osesp e Marin Alsop no Teatro B32. Foto de Reinaldo Canato.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quem escreveu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo&Cultura utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a nossa Política de Privacidade. View more
Cookies settings
Accept
Nossa Política de Privacidade
Privacy & Cookies policy
Cookie name Active

Quem somos

O endereço do nosso site é: http://turismoecultura.com.br.

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam. Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano. Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador. Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar "Lembrar-me", seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos. Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site. Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Com quem compartilhamos seus dados

Se você solicitar uma redefinição de senha, seu endereço de IP será incluído no e-mail de redefinição de senha.

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação. Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde enviamos seus dados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.
Save settings
Cookies settings